Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é a maior unidade de conservação brasileira de proteção integral. O local conta com trilhas e muitas cachoeiras, onde visitantes e turistas podem ter o contato direto com a natureza.
7/14/20253 min read


PARQUE NACIONAL MONTANHAS DO TUMUCUMAQUE
O clima é classificado como tropical quente úmido, com temperatura média de 25C e precipitações variando de 2000 a 3250mm anuais.
Relevo: situado na unidade de relevo das depressões da amazônia setentrional, com porções dos planaltos residuais do norte da amazônia.
Vegetação: no parque existem florestas primárias intocadas. a floresta amazônica na região é classificada como floresta ombrófila densa submontana. Nos morros do tipo pão-de-açúcar, a vegetação é esparsa, com predominância de bromeliáceas e cactáceas. As principais famílias encontradas na região são Bignonianceae, Bombacaceae, Euphorbiaceae, Moraceae, Sterculiaceae, Lauraceae, Vochysiaceae, Sapotaceae, Lecythidaceae, Leguminosas, Combretaceae, Anacardiaceae, Rubiaceae, Meliaceae, Sapindaceae, Annonaceae e Arecacea.
Possui uma fauna exuberante, que vai desde grandes carnívoros, como a onça-pintada e a suçuarana, até beija-flores multicoloridos, como o beija-flor-brilho-de-fogo. espécies importantes como o joão-rabudo e o papa-moscas também podem ser encontradas no parque. entre os primatas pode-se encontrar o macaco-de-cheiro, o macaco-prego, o cuxiú, o parauaçu, o guariba e o macaco-aranha.
Situação fundiária: parcialmente regularizada.
(Fonte: www.ibama.gov.br. Acesso em: 19/04/2010).
O parque também está dentro do projeto ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia) e conta com recursos valiosos que tem auxiliado nos primeiros trabalhos relacionados à formação do Conselho Consultivo. O valor científico desta região do Tumucumaque tornou-se uma grande preocupação considerando que algumas áreas do parque estão nas fronteiras com a Guiana Francesa e numa pequena porção com o Suriname. A ausência de estradas de acesso é uma grande aliada na fiscalização e na preservação, mas o problema mais sério e comum também em outras unidades da Amazônia é o número de pistas clandestinas que alimentam os garimpos também irregulares. Há garimpos de minérios raros como tantalita, cassiterita e urânio, mas a grande maioria é voltada ao ouro. Várias pistas já foram marcadas com coordenadas de GPS e fotografadas, mas é possível que a cada ano surjam novas pistas.
(Fonte: www.expedicaoparquesnacionais.com.br. Acesso em: 19/04/2010).
Com 38.670 km2 (3,867 milhões ha), o Tumucumaque é o maior parque nacional brasileiro e era a maior unidade de conservação de floresta tropical do Planeta, até ser criada a Estação Ecológica Grão-Pará (PA), em 2006. É maior do que a Bélgica (30.513km2) e praticamente do mesmo tamanho da Holanda (40.844Km2). O contorno do parque, com cerca de 1.750 Km, equivale praticamente à mesma distância entre Belém (PA) e Brasília (DF). Além das belezas cênicas, o Tumucumaque possui em seu interior inscrições rupestres de tribos indígenas antigas e as nascentes dos principais rios do Estado do Amapá.
(Fonte: Notícias da Amazônia - www.amazonia.org.br com alteração ISA)Escreva aqui o conteúdo do post





